domingo, 22 de março de 2009

Para grande surpresa, a velha escola ainda amadurece mais.


Para quem não saiba e viva constantemente a atacar a nova vaga mundial de miúdos com calças largas e música feita de falatório e rimas e uns berros; as coisas nem sempre foram assim e nem são apenas "assim" como parece.

Fala-se de americanização e de formatação global de padrões, com razão mas, nem sempre com a devida atenção; aquela que permitiria distinguir um tipo de americanização de outro. A pobreza, a miséria, a revolta e solidariedade; são conceitos, e são globais, e sempre o foram. Não têm nacionalidade mas representam realidades, problemas e soluções.

Apresento-vos a Convenção Política Nacional do Hip Hop. Criada em 2003 por artistas, activistas, líderes cívicos, jornalistas; tudo gente próxima da Geração Hip Hop.

Decidem então definir um plano de acção para canalizar a força e o poder cultural do Hip Hop para conduzir uma geração à participação política na sociedade.

Surge desta ideia de Convenção uma organização que conta com delegados de todos os estados norte americanos, e estes decidem e votam uma agenda política.

O activismo local, a educação cívica, a auto-determinação económica, a participação eleitoral e a inspiração cultural, firmam-se como as fundações deste movimento.

Na agenda: 1- Justiça criminal, 2- Justiça económica, 3-Potencialização pela educação,4- Igualdade, 5- Questões globais, 6- Saúde, ambiente e providência,7- Média e regulamentação,8- Organização.

Acontece em 2004 New Jersey pela primeira vez com 6000 pessoas, 600 delegados de 20 estados, e repete-se em 2006 e em 2008.

A estas questões foram-se acrescentando: o combate à violência, à misoginia, às doenças e infecções, à falta de valores, e falta de apoio às praticas e ambições dos jovens.

Entre tudo isto o que mais me atrai é que : recenseam-se pessoas e chega-se a imprimir guias para distribuir e ensinar as pessoas a votar (pois claro, muitos nunca o fizeram ou nem sabem o que fazem).

Dizia-se que na "velha escola" o movimento chegou a ter mais responsabilidade.Pois é!! A nova escola organizou-se.
É coisa para se dizer : "Its bigger then Hip Hop".